sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

dois dias a esfregar cérebros



Temos falhas abissais que passam despercebidas à maior parte das pessoas que utilizam, querem, precisam ou hão-de ter o bendito do cartãozito.

Não há preparação, não há formação, mentimos com quantos dentes temos na boca quando cuspinhamos uma resposta, inventamos formas de contornar as dificuldades e o que vale é o enorme espírito de entreajuda de uma ou duas dúzias de embarcadiços, que despejam a água para que o barco não adorne mais. Uns sabem de frontoffice, outros de backoffice, "mixordamos" conhecimentos e, muitas vezes, pescamos botas velhas, em vez de sapiência.

Quando nos soubemos dignos de uma formaçãozita, suspirámos de alívio e esfregámos os pezinhos de satisfação. Era sobre o middleware do dito mas pá, supostamente, aquilo ia trazer mais umas lanternitas para alumiar a profundidade da mina e iríamos conseguir ser mais eloquentes nas respostas e decisões. Pois... de boas intenções 'tá o inferno a abarrotar!

Alguém me explica o que importa a uma cambada de analfabetos informáticos a linha de comandos do Linux? - ninguém, que use sistema do Tux, vai precisar das nossas informações para porra nenhuma!

Ou para que serve um formador que explica as funcionalidades no Macintosh dizendo: "aqui não sei bem como se faz..."?

E, não fora a massa gasta, ainda bem que se partiu o cabo da embraiagem, ou teria levado com mais umas horas valentes sobre o Windows, o que escrever na linha de comandos para me aparecer o íconzinho que até surge sozinho quando faço correr o executável e mais uns quantos eteceteras que não fazem parte das preocupações imediatas de quem lida, na prática, com as situações mais caricatas e absurdas, como processos desaparecidos nos interstícios da informática ou presos na inoperância de alguns.

Não sei quanto é que custou aquela porra de formação impingida, mas há uma enorme falta de senso sobre o que, a forma como, e a quem se ensina. Chateia é saber que também saíu do meu bolso, apesar dos bolinhos até não serem maus!

Sem comentários: